segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Seu filho gosta de estudar? Saiba como auxiliá-lo.

Seu filho não gosta de estudar? Você já parou para pensar a razão?
O prazer pelo estudo, leitura, lição de casa começa dentro de casa.
As ações e exemplos dos adultos marcam as crianças desde o início da vida escolar.


Assim, é fundamental estimular as crianças, utilizando livrinhos de leitura ou mesmo de pintura, mostrando como se faz, que devemos ir até o fim do mesmo, nunca abandonando-os antes de acabar, não deixando iniciar outro ,sem antes acabar o que começou,que devemos guardar no lugar correto após a utilização do mesmo. São atitudes simples que mais adiante vão trazer bons resultados.
O aprender a aprender começa com os exemplos  de casa,  fazer com que a criança participe das atividades rotineiras da família, mostrando que existe um cronograma a ser seguido, como hora do fazer, do lazer, de  dormir,são hábitos que inseridos no dia  a dia, quando chegarem à escola verão que  é igual a sua vida em casa.




Desde a Educação Infantil, a observação de como a criança se comporta é muito importante, pois é através dela que vamos notar se tudo está dentro de um desempenho coerente a sua faixa etária. Lembre-se, a criança passa maior tempo com a família do que na escola, então qualquer irregularidade no seu desenvolvimento emocional e de aprendizagem deve ser vista  com muito cuidado, e servir de alerta para  poder intervir corretamente como também passar para a escola ,caso ela não tenha percebido,pois nem sempre a criança age do mesmo jeito na escola do que em casa.
A atenção é ampliada quando a criança passa para o Ensino Fundamental l, pois é neste momento que de fato começa sua vida escolar.Embora muitos pais sejam contra a lição de casa, ela é um dos instrumentos que permitem sanar nossas dúvidas quanto ao seu desempenho.Se a criança apresenta dificuldades, morosidade em fazê-la,entendimento no que foi pedido,são sinais de que algo não está indo bem.






É comum os pais aceitarem que seu filho fique sempre de recuperação, alcançando a média  após a avaliação,mas é aí que amplia o descontentamento da criança com a escola.
A criança vai assimilando sua incapacidade e não a sua dificuldade em aprender determinada matéria e os pais ficam atentos apenas nas suas notas .
Trabalhar logo de início por pequena que seja sua dificuldade, dará mais confiança em si mesma.
Mas se fecharmos os olhos para isto,quando o problema se agravar, a primeira coisa que vai ouvir da criança será “Eu não gosto de estudar “.

Para invertemos a situação é necessário tomarmos algumas atitudes:

Acompanhar as lições de casa para podermos ver onde está sua dificuldade como entendimento ao ler, ler com desenvoltura e corretamente, rapidez ao copiar, cálculo mental (tabuada, operações e resoluções de problemas.)
Após esta observação, começar a incentivá-lo a ler em voz alta,ir ao supermercado e fazer cálculos  com os produtos comprados, formular perguntas do dia a dia  para que ele responda etc...
Estipular horários de estudo sempre com um adulto próximo,caso necessite de ajuda e dizer que sempre que tiver dúvida é só pedir . Estar sempre do lado da escola perante a criança,mas não deixando  de manter contato com os professores para ver o que está acontecendo.
Mas o mais importante é não deixar a criança sentir-se incapaz de acompanhar a classe. Caso a nossa participação  ainda não deu resultado, devemos procurar ajuda externa, pois é o futuro da criança que está em jogo.




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