sexta-feira, 16 de janeiro de 2015



Ir para escola? Por quê?
Foto da notícia: Ir para escola? Por quê?É muito comum no começo do período escolar, a criança não querer ir para a escola. Na Educação Infantil esse índice gira em torno de 5%, já partir do Ensino Fundamental l, esse número sobre para 2%.Com relação às crianças da Educação Infantil temos aquelas que são muito apegadas aos adultos e têm medo da separação, achando que vão ser abandonadas. Outras ao se defrontarem com a situação de ter que dividir algum brinquedo ou a atenção da professora, preferem ficar em casa e utilizam do choro, do estou com sono para permanecerem na sua zona de conforto, pois em casa tudo pertence a eles e estão com quem faz todas as suas vontades.

Pois justamente são estes dois itens que fazem com que na maioria das vezes, os pais procurem uma escola para darem à criança a autonomia e o convívio tão importantes com outras crianças da mesma faixa etária.

Já as crianças com mais idade costumam dizer que estão com dor aqui ou ali, que não querem ir para escola só hoje,e outras tantas desculpas. Se os pais se comoverem e deixam que eles faltem se sentirão fortalecidos, sendo mais difícil convencê-los da importância da presença deles nas aulas.

O primeiro passo para modificarmos este comportamento é fazer com que eles compareçam todos os dias às aulas, acompanhados de um membro da família levando-os e buscando-os mesmo que tenha sido contratado uma condução para levá-los. Sempre no trajeto de ida e volta um bom papo alegre, descontraído dando a entender que isto é um fato corriqueiro.

O segundo passo e muito importante é na noite anterior arrumarem com os pequenos suas mochilas e lanches contando uma historinha ou cantando juntos uma cantiga; colocá-los na cama sempre no mesmo horário para eles irem se acostumando com a rotina escolar. Já com os mais velhos, além dos preparativos para o dia seguinte, não esqueçam de verificar se as tarefas foram cumpridas e sem dificuldades, pois isso dará a eles a certeza de que seus pais estão atentos ao seu desempenho na sala de aula.

O terceiro passo é a queixa de algo na escola, quer seja com um colega ou professor. Ouça ,mas seja bem discreto ao tirar informações sobre o ocorrido, pois passar para eles que vocês confiam na escola é muito importante ,como também o fato de confiarem neles.

O quarto passo é procurarem fazer todas as suas obrigações no mesmo período que eles estão na escola ,poia ao voltarem para casa vocês terão um tempo maior para se dedicarem a eles.

O quinto passo diz respeito mais aos filhos maiores. Muitas vezes uma dificuldade em determinada matéria faz com que se tornem arredios e dispostos a pronunciar a famosa frase “Não gosto de estudar,,,, ,não quero ir para a escola” . É neste momento que os pais devem atuar, não deixando para depois. .Auxiliar o mais que puder, conversar com o professor ou até mesmo procurar ajuda externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário