sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Escrever e Ler: Dificuldades


Muitas crianças apresentam desde o 1º ano, e mais acentuadamente no 2º ano, dificuldades que podem comprometer a evolução no aprendizado nesta importante fase:
• A escrita das palavras,  esquecendo-se de colocar a vogal;
• Traçar a letra cursiva; trocando consoantes (devido a semelhança entre elas). Neste ponto, isso ocorre porque o aluno aprendeu apenas a letra desta forma;
• Troca de consoantes devido a semelhança entre elas como : b e d, m e n, q e g; leitura lenta utilizando  sílaba por sílaba como ca-sa e não a palavra casa.

Essas dificuldades, se não corrigidas corretamente e logo no início do ano letivo, irá  acarretar lentidão junto a classe , fazendo com que o aluno se  atrase  perante o que o professor está trabalhando. Seus cadernos e livros terão atividades incompletas, o que acarretará a não compreensão pela professora, aluno e pais .
Muitas vezes o professor encara esta lentidão em dificuldades neurológicas pedindo o acompanhamento de especialista. Essa indicação pode até ser efetival, porém, sabemos que pode tratar-se de falhas no início do processo de alfabetização. Desta situação surge a dificuldade no letramento, na disgrafia ou mesmo na discalculia.
Só um especialista pode reconhecer e trabalhar com o aluno em aulas individuais, utilizando materiais específicos para auxiliar nesse processo de recuperação das dificuldades descritas . Veja abaixo alguns exemplos:

Escrever na areia ou farinha de trigo

Escrever na lousa com pauta partindo do ponto indicado.

Exercício vogal com consoante ( ex palavra: cobra ).

Bingo com palavras.

Escrita no quadro.

Unindo as letras e formando palavras.

Leitura com o auxilio da régua, auxiliando a cada mudança de linha do texto.

Trabalho com o material dourado para entendimento de unidade, dezena e centena.

Exemplo de disgrafia e não saber transferir a letra de forma para cursiva.

Conseguindo escrever com letra cursiva.


Correção da leitura.


Letramento: entendendo oque se lê. 

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