terça-feira, 24 de junho de 2014

LIÇÃO DE FÉRIAS SIM OU NÃO?


Quando se fala em férias todos nós ficamos animados pelo período de descanso, mas muitas vezes a escola se propõe a enviar lições para não quebrar totalmente o ritmo de aprendizagem da qual o aluno vem em um crescente de conhecimento. Mas, como a professora pode transformá-la em um momento agradável?


Em primeiro lugar começando com  a mudança do nome de lição de casa para: Lições Divertidas; Teste seu Conhecimento, Hora da Leitura....Isto fará com que o aluno entenda que terá atividades diferentes do dia a dia, encarando-a assim com curiosidade.


Em segundo lugar e o mais importante é como apresentá-la. Ela deverá ser preparada de forma a ocupar pouco tempo do aluno e distribuída durante o mês dentro de uma sequencia harmoniosa. O professor deve procurar elaborar tarefas que despertem o interesse dando prazer ao executá-las. As lições deverão ser diferenciadas das convencionais e ao mesmo tempo ligadas ao conteúdo programático.




Exemplos a serem utilizados:


1.    Textos curtos, mas em forma de piada, ou adivinhações.

2.    Textos em que o aluno lê, responde, mas fazendo parte do contexto do mesmo.

3.    Na matemática propor ao aluno situações como: acompanhar sua mãe ou responsável a um supermercado com tarefas de executar anotações com relações a preços; comparando dois produtos, quanto ao peso e o seu valor; observar o ticket da compra e separar aos itens e somá-los ou subtrair do todo, etc.

4.    Diário de férias com roteiro contendo tempo de duração e perguntas curtas, mas que passe ao leitor a ideia de sua viagem ou de suas brincadeiras ou pequenos passeios.

5.    Distribuir livros da biblioteca para que leiam e depois ao retornarem, criar uma semana de hora do canto, onde deverá mostrar as imagens do livro e narrá-la com suas palavras: Se o professor conseguir distribuir livros com assuntos que abranjam as diversas matérias da série, isto se tornará bem interessante e produtivo.




Todo o trabalho pedido ao aluno deve ser preparado com muito entusiasmo por parte da professora e o seu conteúdo apresentado de forma diferente como em um envelope lacrado por exemplo.

Para obter êxito nesta empreitada a criatividade do professor ao prepará-la e após recebê-las com situações prontas para utilizá-las é a arma mais poderosa que terá em suas mãos, para uma mudança de opiniões dos alunos sobre a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário