sexta-feira, 6 de junho de 2014

Reforço escolar individualizado


A falta de assimilação do que o professor fala e explica por parte dos alunos vem causando enormes dificuldades  de aprendizagem. Neste contexto, muitos alunos se sentem inferiores por não acompanhar o ritmo da turma.  Para auxiliar neste processo, o reforço escolar surge para romper barreiras da desigualdade de raciocínio, auxiliando  o professor a fazer com que os educandos adquiram as competências almejadas.

 
Mas será que o resultado é o  esperado? Mesmo com bastante cuidado, como o planejamento, definições de ações e a escolha de alternativas para envolver os alunos, muitas vezes eles não conseguem resultados positivos. Se  aluno for tímido, ou sua aprendizagem  mais lenta, ou mesmo com uma dificuldade  posterior ao que está sendo trabalhado, o resultado será quase ou totalmente nulo.
É neste momento que  o apoio individual consegue obter melhores resultados, pois o trabalho será focado  a partir das dificuldades  pertinentes a cada aluno.
O professor terá a autonomia de usar recursos diferenciados, lúdicos, a fim de lucidar o aprender, tornando a aula  mais atrativa  e dinâmica, apresentada com caracteres que desmistificam que  toda aula deva ter um olhar apenas no conteúdo.
Muitas vezes só o trabalho de auxiliar na aquisição da organização mental  e espacial do aluno, faz com que o mesmo comece a enxergar suas atitudes em relação aos estudos de uma maneira diferente dando-lhe  maior confiança e incentivo ao saber.

Muitas vezes, sendo só ele com o professor, sente-se mais a vontade para  colocar suas dúvidas, podendo errar sem sofrer qualquer tipo de reação, o que é comum nas salas de aula, afetando assim sua  intenção de qualquer questionamento para sanar suas dúvidas.
O contato com um adulto que está preparado para desempenhar  o papel de orientador muito mais do que um professor, acaba aumentando sua autoestima, se tornando o  ponto de partida para a melhora da  aprendizagem.
Sueli Alves dos Santos é formada em Pedagogia e Administração Escolar. Possui formação em Pré-Escola, Capacitação na Escola do Futuro da Universidade de São Paulo e em Tecnologia na Educação. Capacitação na Metodologia Montessori, membro do PEA UNESCO de São Paulo. É fundadora da Suporte Pedagógico e atua como coordenadora e professora com experiência em lidar com crianças com dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção (TDA).




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