A
falta de assimilação do que o professor fala e explica por parte dos alunos vem
causando enormes dificuldades de aprendizagem. Neste contexto, muitos
alunos se sentem inferiores por não acompanhar o ritmo da turma. Para auxiliar neste processo, o reforço
escolar surge para romper barreiras da desigualdade de raciocínio,
auxiliando o professor a fazer com que os educandos adquiram as
competências almejadas.
Mas
será que o resultado é o esperado? Mesmo com bastante cuidado, como o
planejamento, definições de ações e a escolha de alternativas para envolver os
alunos, muitas vezes eles não conseguem resultados positivos. Se aluno
for tímido, ou sua aprendizagem mais
lenta, ou mesmo com uma dificuldade posterior ao que está sendo
trabalhado, o resultado será quase ou totalmente nulo.
É
neste momento que o apoio individual consegue obter melhores resultados,
pois o trabalho será focado a partir das dificuldades pertinentes a
cada aluno.
O
professor terá a autonomia de usar recursos diferenciados, lúdicos, a fim de
lucidar o aprender, tornando a aula mais atrativa e dinâmica, apresentada com caracteres que
desmistificam que toda aula deva ter um olhar apenas no conteúdo.
Muitas
vezes só o trabalho de auxiliar na aquisição da organização mental e
espacial do aluno, faz com que o mesmo comece a enxergar suas atitudes em
relação aos estudos de uma maneira diferente dando-lhe maior confiança e
incentivo ao saber.
Muitas
vezes, sendo só ele com o professor, sente-se mais a vontade para colocar
suas dúvidas, podendo errar sem sofrer qualquer tipo de reação, o que é comum
nas salas de aula, afetando assim sua intenção de qualquer questionamento
para sanar suas dúvidas.
O
contato com um adulto que está preparado para desempenhar o papel de
orientador muito mais do que um professor, acaba aumentando sua autoestima, se
tornando o ponto de partida para a melhora da aprendizagem.
Sueli Alves
dos Santos é formada em Pedagogia e Administração Escolar. Possui formação em
Pré-Escola, Capacitação na Escola do Futuro da Universidade de São Paulo e em
Tecnologia na Educação. Capacitação na Metodologia Montessori, membro do PEA
UNESCO de São Paulo. É fundadora da Suporte Pedagógico e atua como coordenadora
e professora com experiência em lidar com crianças com dislexia e Transtorno do
Déficit de Atenção (TDA).
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