O
QUE É ALFABETIZAÇÃO?
Em
que consiste a alfabetização?Qual será o melhor método? Estas e outras
perguntas têm sido feitas pelos educadores.
A
alfabetização deve ser entendida,pois, como um
processo que se inicia com a
criança pegando,ouvindo,combinando e experimentando objetos.
Como funcionam os métodos da alfabetização
Ao
longo das décadas ,houve uma mudança da forma de pensar a educação,que passou a
ser vista da perspectiva de como o aluno
aprende e não como o professor ensina.
São muitas as formas de
alfabetizar e cada uma delas destaca um aspecto no aprendizado .Desde o método
fonético,adotado na maioria dos países do mundo ,que faz associação entre
letras e sons,passando pelo método da linguagem total,que não utiliza
cartilhas,e o alfabético,que trabalha com o soletramento,todos contribuem,de
uma forma ou de outra,para o processo de alfabetização
Características
dos métodos mais utilizados
Métodos sintéticos ou analíticos
Existem duas opções para o ensino da leitura : ou
parte-se da parte para o todo, que são os métodos sintéticos, ou parte-se do
todo para as partes, os chamados métodos analíticos.A partir destes métodos é
possível delinear também como funcionam
os métodos de alfabetização.
Método Sintético
O método sintético
estabelece uma correspondência
entre o som
e a grafia, entre o oral e o
escrito,através do aprendizado letra por letra,ou sílaba por sílaba e palavra
por palavra.
Os
métodos sintéticos são divididos em:
alfabético-
aprende primeiro as letras ,depois forma sílabas juntando as consoantes com as
vogais,para, depois ,formar as palavras que constroem o texto.
fônico-
também conhecido como fonético o aluno parte do som das letras ,unindo o som da
consoante com o som da vogal,
pronunciando a sílaba formada.
silábico- aprende primeiro as sílabas
para formar as palavras. Por este método, a aprendizagem é feita primeiro
através de uma leitura mecânica do texto, através da decifração das palavras,
vindo posteriormente a sua leitura com
compreensão.,necessitando do uso de cartilha para evitar confusões auditivas e
visuais.
Hoje nota-se o retorno e a
valorização do método fonético abordando uma dimensão
importante e necessária
para o aprendizado da escrita :a análise das relações e fonemas (“sons” ou
unidades sonoras) e grafemas (“letras”
ou grupos de letras ).Essa consciência fonológica e os processos de codificação
e decodificação são requisitos essenciais à alfabetização.
MÉTODO ANALÍTICO
O método analítico
também conhecido como” método olhar-e-dizer” defende que a leitura é um ato
global e audiovisual. Partindo desse princípio, os seguidores do método começam
a trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las
em partes menores.
Esse método pode ser dividido em:
palavração –
parte-se da palavra.
Primeiro existe o contato com os vocábulos em uma sequência
que engloba todos os sons da língua e depois da aquisição de um certo número de
palavras, inicia-se a formação das frases.
sentenciação
- a unidade inicial do aprendizado é a
frase, que é depois dividida em palavras , de onde são
extraídos os elementos mais simples ,as
sílabas.
global
– também
conhecido como conto e estória, o método é composto por várias unidades de
leitura que têm começo , meio e fim, sendo ligadas por frases com sentido para
formar um enredo de interesse da
criança.Os críticos deste método dizem que a criança não aprende a ler, apenas
decora.
MÉTODO
ALFABÉTICO
É um dos mais antigos
sistemas de alfabetização ,e também conhecido como soletração,decora-se as
letras do alfabeto,depois suas combinações silábicas e,em
seguida,as
palavras.Começa a ler sentenças curtas e vai ampliando as dificuldades.,este
método trabalha com:c,a,Ca,s,a,as,casa, apesar de não ser indicado pelos
Parâmetros Curriculares Nacional é bem usado(Caminho Suave) .
Método
Fônico
O método fônico consiste no
aprendizado através da associação entre fonemas e grafemas ,ou seja ,sons e letras.Ele
é baseado no ensino do código alfabético de forma dinâmica ,ou seja ,as
relações entre sons e letras devem ser feitas através do planejamento de
atividades lúdicas para levar as crianças a aprender a codificar a fala em
escrita e a decodificar a escrita no fluxo da fala e do pensamento.Ensina-se as
formas e os sons das vogais e depois uma consoante de cada vez ,unindo-as e assim
,sucessivamente,são trabalhadas primeiro as sílabas simples e depois as
complexas.
Este é o método mais
recomendado nas diretrizes curriculares
dos países desenvolvidos que utilizam a linguagem alfabética.
Como
escolher o MÉTODO IDEAL PARA SE ALFABETIZAR
Chegou-se à conclusão de
que não é nenhum contrassenso a opção por um método ,por um livro
didático, por ações ou procedimentos
retirados de um repertório de
experiências, desde que o professor alfabetizador compreenda as demandas
de complementação ,ampliação ou mesmo correção e eliminação de aspectos contraditórios e inoperantes, em
função de seu processo concreto de ensino.
LER
E ESCREVER
Ao iniciarmos com a aprendizagem da criança
temos que estar cientes de que tanto a Leitura como a Escrita devem ser
tratadas com o mesmo grau de importância,e que as duas aprendizagens devem
ocorrer ao mesmo tempo.
Enquanto estamos preparando para a aprendizagem
da leitura, devemos estar preparando o treinamento da coordenação grossa e
depois da coordenação fina da criança.
Da leitura temos que ter com objetivo a
estimulação da habilidade de prestarem atenção aos sons,palavras ,frases e ao
mesmo tempo com a habilidade da escrita, iniciando com exercícios simples para depois assimilarem a
forma da escrita dos grafemas e associando-os ao sons das palavras.
A consciência fonêmica só
faz sentido se a criança já souber distinguir com segurança uma letra da outra.
É importante ressaltar que qualquer estratégia proposta ,ao ser aplicada
precisa ser contextualizada à realidade de cada turma e monitorada
pelo professor
O APRENDIZADO DA LEITURA E ESCRITA
As condições requeridas para
a aquisição dessas habilidades seriam as seguintes:
-um nível de inteligência
analítica adequado: a criança pode
isolar as formas e diferenciar os grafemas (letras)dos fonemas (sons);
-um domínio suficiente da
linguagem falada;
-uma boa lateralidade e uma
boa organização do espaço e do tempo. A criança deve reconhecer as noções de
esquerda/direita /acima/abaixo,em cima/debaixo ,pois elas são imprescindíveis
nessa aprendizagem;
-acuidade visual e auditiva
normais;
-uma boa psicomotricidade
que lhe permita integrar o que vê com os
movimentos das mãos
Uma das” técnicas”educativas mais eficazes
consiste em explicar à criança para que serve o que ela está aprendendo.A letra
deve ter um sentido para a criança,um significado adaptado as suas
necessidades,algo que possa ser útil a ela.
ELEMENTOS QUE AUXILIAM A
ALFABETIZAÇÃO
Quando se fala em
aprendizagem hoje ,não podemos trabalhar
sem o lúdico ,ele é o facilitador do ato
de aprender, como de lidar com as emoções .Ela age tanto na parte psicológica
,intelectual e moral.
Para Piaget(1973) as
atividades lúdicas tornaram-se significativas à medida que a criança se desenvolve,com manipulação de materiais
variados ,com exercícios que partindo de brincadeiras transformam conteúdos
maçantes em atividades interessantes,revelando certas facilidades através da
aplicação do lúdico,e, se há interesse no que está sendo apresentado faz com
que a disciplina automaticamente aconteça.
Como
trabalhar com o conteúdo programático de forma lúdica?
Em todos os anos os itens abordados na alfabetização e fixação
do que foi aprendido são:ditados ,exercícios de ortografia ,gramática,textos e
redação.
1-alfabetização-independentemente
do método escolhido,deverá ser trabalhado de um forma bem lúdica,com situações
que façam parte do seu dia a dia,com os alunos sendo os atores nesta
aprendizagem e dentro de uma sequência, partindo de palavras formadas com
sílabas simples e acrescentando aos poucos sílabas complexas,formando palavras
,frases e finamente pequenos textos (exemplos em anexo ).
2-ortografia - o trabalho
com a fixação das dificuldades
ortográficas deve fazer parte constante do plano de aula,e seguir uma direção
de acordo com a classe a ser trabalhada ,e com a criança na qual se nota maiores dificuldades.Este trabalho
após a alfabetização é o qual o professor tem que se dedicar com muita
ênfase.Todas as aulas devem conter exercícios dos mais variados enfatizando a
fixação,mas sempre de maneira prazerosa e com um espaço de tempo curto a fim de
que a criança assimile e não se canse.A infinidade de exercícios que temos nas
mãos nos dá a certeza que estamos trabalhando para o fim proposto. É importante
que o professor tenha em mente que ao trabalhar com a ortografia ele pode e
deve já ir trabalhando a gramática e ao mesmo tempo também a redação e textos.
3-gramática- desde o início
da alfabetização ela deve ser apresentada de forma lúdica e aos pouco fazendo
parte do dia a dia do professor Muitos
autores olham a gramática superficialmente,com poucos exercícios ,mas ela vai
ser muito útil quando se trabalha com
produção de textos.
4-Entendimento de texto : este
momento da alfabetização deve ser tratado de forma bem consciente pelo
professor, que deve seguir três passos importantes: a- antes de dar o texto
para o aluno ler deverá fazer um trabalho lúdico de averiguação sobre o assunto
a ser tratado:b- trabalhar com as palavras desconhecidas que irão aparecer no texto oralmente e com o dicionário;c-leitura
silenciosa por parte da criança e depois em voz alta já trabalhando a oralidade
(pontuação);d- responder as questões referentes ao texto com o acompanhamento
de perto,sempre insistindo no uso correto da pontuação e com respostas
completas, não aceitando apenas um sim ou não,este já é um trabalho que
antecede a produção de textos.
Produção de texto
Articuladas com os momentos que priorizam o
ensino da leitura(oral e silenciosa ),as situações didáticas de produção de
texto devem fazer parte da rotina escolar desde os anos iniciais,mesmo que a
criança ainda não escreva convencionalmente.
Além de partir das
dificuldades e dos conhecimentos explicitados pela criança,é preciso eleger com
a classe de primeiro e segundo anos
quais gêneros serão priorizados oferecendo a elas oportunidades de
experimentar a escrita em variadas situações comunicativas. O ideal é começar
com formações de frases onde é possível ampliá-las ou modificá-las,e em seguida
,trabalhar com atividades de reescrita
de histórias conhecidas,pois pode se concentrar a linguagem que será empregada
no texto,uma vez que não tem que se preocupar com a elaboração do texto..Também
é muito interessante trabalhar em grupo ou o professor ser o escriba.
Antes de iniciar a atividade
de produção de texto planejar lições extras em que o aluno possa familiar se
com determinados aspectos da ortografia, ou da pontuação.
Reprodução de um texto
1-seleção de um conto,ou uma
fábula já conhecida da criança e releia explicando que ela deverá reproduzí-la por escrito.
2-conversar sobre o texto em
questão,e pedir que contem oralmente antes de iniciar a escrita.
3-pedir para que escrevam
sua redação não esquecendo o que foi combinado.
4-avaliação :levar em conta
em primeiro lugar o conteúdo da produção ,em seguida a ortografia e a pontuação
5—reavaliação-escrever
mudando o final ,os personagens etc.....
Atividades Permanentes
Atividades que se reiteram
de forma sistemática e programada para todo um ano escolar oferece à criança a
oportunidade de interagir todos os componentes necessários para que ela não só
assimile como torna capaz de transformá-la num escritor competente e
determinado.
Orientações Gerais
Um dos problemas mais evidenciados pelos
professores de todas as áreas do conhecimento está relacionado às dificuldades
de escrita e leitura dos alunos .Em geral os professores afirmam que os alunos
não interpretam adequadamente as questões propostas,apresentam dificuldades de
argumentar seus pontos de vista e não
conseguem resolver situações problema .
Sobre
essa questão é importante considerar algumas orientações gerais sobre o básico
a ser ensinado para que os alunos possam produzir e interpretar
textos, orais ou escritos, tanto para as necessidades do dia a dia : escrever
um recado, ler as instruções de um eletrodoméstico, como para ter acesso
aos bens culturais e à participação plena no mundo letrado.
Segundo
os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) - Língua Portuguesa
(1998) falar e escutar, além de ler e escrever, são ações que permitem produzir
e compreender textos. Nesse sentido, ler e escrever são atividades que se
complementam. Os bons leitores têm grandes oportunidades de escrever bem. Quem
lê mais tem um vocabulário mais rico e compreende melhor determinados tipos de
textos.
Ainda de
acordo com os PCN -Língua Portuguesa (1998, p. 4-6) ao término
do quinto ano do ensino fundamental, espera-se que os alunos:
* Façam a
correspondência dos segmentos falados com os escritos.
*Aprendam
a escrever um texto separando as palavras.
* Dividam
o texto escrito em frases usando maiúsculas no início de frases
e alguns sinais de pontuação.
* Usem o
dicionário.
*
Substituam o uso excessivo de “e”, “aí”, “daí” ou “então” por“assim”,
“mas” etc.
*Formem critérios para
selecionar leituras e desenvolver padrões de gosto pessoal.
* Acentuem palavras
utilizando as regras relacionadas à tonicidade.
* explorem diferentes
modalidades de leituras. Ex.: ler para se divertir, estudar, revisar etc.
* Desenvolvam estratégias
de escrita, como planejar o texto,redigir rascunhos, relê-los e refazer se
necessário.
* Utilizem os recursos
coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pelo uso de conectivos adequados, manter o tempo verbal.
* Empreguem regências verbais
e as concordâncias verbal e nominal.
* Façam resumos.
* Ouçam com atenção e
respondam perguntas sem fugir do assunto.
Conceitos:
Alfabetização
- processo específico e indispensável
de apropriação do sistema de escrita, a
conquista dos princípios alfabético e ortográfico
que possibilita ao aluno ler e escrever com autonomia.
Letramento
– processo
de inserção e participação na cultura escrita. Trata-se de um processo que tem
início quando a criança começa a conviver com as diferentes manifestações da
escrita na sociedade e se prolonga por toda a vida, com a crescente
possibilidade de participação nas práticas sociais que envolvem a língua
escrita.
Alfabetização e
letramento são
processos diferentes, cada um com suas especificidades, mas complementares e
inseparáveis ambos
indispensáveis.
Esses dois processos são complementares
, e não alternativos. Não se trata de escolher
entre alfabetizar ou
letrar ; trata-se de alfabetizar letrando.
Bibliografias
Brasil Ministério da Ed. e Cultura de Parâmetros
Curriculares Nacional, Língua Portuguesa MEC (SEF, 1998)
Tiermo, Bernabé. A Psicologia da Criança e seu
desenvolvimento de 0 a 8 anos.
Neves, Iara C.B ET. AL. (Org). Ler e Escrever:
compromisso de todas as áreas Porto Alegre, Ed. Da Universidade de UFRGS 2000,
página 192 : 204.
Lema Délia – Ler e Escrever na Escola: O Real o
Possível e Necessário – Ed. Artmed .
-Língua Portuguesa, escola educacional nº 41 Conhecimentos Práticos, textos:
-A produção
de textos nas escolas, Bruno Lopes
-Ler ainda
é o melhor remédio, Cláudia Cunha
-Língua Portuguesa, ano 8 nº 91/2013
- Improviso como criar textos e discursos em
situações imprevistas, Carmen Guerrino
-Nova Escola nº 262, maio 2013
-Quando o
objetivo é ler e apreciar poesias, Wellington Soares
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