quinta-feira, 27 de março de 2014

ALFABETIZADOR NA LINHA DE FRENTE





                                                                                                 
O QUE É ALFABETIZAÇÃO?

Em que consiste a alfabetização?Qual será o melhor método? Estas e outras perguntas têm sido feitas pelos educadores.

A alfabetização deve ser entendida,pois, como um  processo  que se inicia com a criança pegando,ouvindo,combinando e experimentando objetos.


Como funcionam os métodos da alfabetização

Ao longo das décadas ,houve uma mudança da forma de pensar a educação,que passou a ser vista da perspectiva de como o aluno  aprende e não como o professor ensina.
São muitas as formas de alfabetizar e cada uma delas destaca um aspecto no aprendizado .Desde o método fonético,adotado na maioria dos países do mundo ,que faz associação entre letras e sons,passando pelo método da linguagem total,que não utiliza cartilhas,e o alfabético,que trabalha com o soletramento,todos contribuem,de uma forma ou de outra,para o processo de alfabetização
  

Características dos métodos mais utilizados

Métodos sintéticos ou analíticos

Existem duas opções para o ensino da leitura : ou parte-se da parte para o todo, que são os métodos sintéticos, ou parte-se do todo para as partes, os chamados métodos analíticos.A partir destes métodos é possível delinear também como funcionam  os métodos de alfabetização.

Método Sintético

O método sintético estabelece uma correspondência  entre  o  som  e  a grafia, entre o oral e o escrito,através do aprendizado letra por letra,ou sílaba por sílaba e palavra por palavra.
Os métodos sintéticos são divididos em:                 

alfabético- aprende primeiro as letras ,depois forma sílabas juntando as consoantes com as vogais,para, depois ,formar as palavras que constroem o texto.
fônico- também conhecido como fonético o aluno parte do som das letras ,unindo o som da consoante com o som  da vogal, pronunciando a  sílaba formada.
 silábico- aprende primeiro as sílabas para formar as palavras. Por este método, a aprendizagem é feita primeiro através de uma leitura mecânica do texto, através da decifração das palavras, vindo posteriormente a  sua leitura com compreensão.,necessitando do uso de cartilha para evitar confusões auditivas e visuais.

Hoje nota-se o retorno e a valorização do método fonético abordando uma dimensão
importante e necessária para o aprendizado da escrita :a análise das relações e fonemas (“sons” ou unidades  sonoras) e grafemas (“letras” ou grupos de letras ).Essa consciência fonológica e os processos de codificação e decodificação são requisitos essenciais à alfabetização.

    

MÉTODO ANALÍTICO

O método  analítico também conhecido como” método olhar-e-dizer” defende que a leitura é um ato global e audiovisual. Partindo desse princípio, os seguidores do método começam a trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores.

Esse método pode ser dividido em: 
         
palavração – parte-se da palavra.
Primeiro existe o contato com os vocábulos em uma sequência que engloba todos os sons da língua e depois da aquisição de um certo número de palavras, inicia-se a formação das frases.     
                                                                                               
sentenciação -  a unidade inicial do aprendizado é a frase, que  é depois  dividida em palavras , de onde são extraídos  os elementos mais simples ,as sílabas. 
global – também conhecido como conto e estória, o método é composto por várias unidades de leitura que têm começo , meio e fim, sendo ligadas por frases com sentido para formar um enredo  de interesse da criança.Os críticos deste método dizem que a criança não aprende a ler, apenas decora.

MÉTODO ALFABÉTICO

É um dos mais antigos sistemas de alfabetização ,e também conhecido como soletração,decora-se as letras do alfabeto,depois suas combinações silábicas e,em

seguida,as palavras.Começa a ler sentenças curtas e vai ampliando as dificuldades.,este método trabalha com:c,a,Ca,s,a,as,casa, apesar de não ser indicado pelos Parâmetros Curriculares Nacional é bem usado(Caminho Suave) .

Método Fônico

O método fônico consiste no aprendizado através da associação entre fonemas e grafemas ,ou seja ,sons e letras.Ele é baseado no ensino do código alfabético de forma dinâmica ,ou seja ,as relações entre sons e letras devem ser feitas através do planejamento de atividades lúdicas para levar as crianças a aprender a codificar a fala em escrita e a decodificar a escrita no fluxo da fala e do pensamento.Ensina-se as formas e os sons das vogais e depois uma consoante de cada vez ,unindo-as e assim ,sucessivamente,são trabalhadas primeiro as sílabas simples e depois as complexas.
Este é o método mais recomendado nas diretrizes curriculares  dos países desenvolvidos que utilizam a linguagem  alfabética.




                                                

Como escolher  o  MÉTODO IDEAL PARA  SE ALFABETIZAR

Chegou-se à conclusão de  que não é nenhum contrassenso a opção por um método ,por um livro didático, por ações  ou procedimentos retirados de um repertório de  experiências, desde que o professor alfabetizador compreenda as demandas de complementação ,ampliação ou mesmo correção e eliminação de  aspectos contraditórios e inoperantes, em função de seu processo concreto de ensino.


LER E ESCREVER 
                                                                

Ao iniciarmos com a aprendizagem da criança temos que estar cientes de que tanto a Leitura como a Escrita devem ser tratadas com o mesmo grau de importância,e que as duas aprendizagens devem ocorrer ao mesmo tempo.
Enquanto estamos preparando para a aprendizagem da leitura, devemos estar preparando o treinamento da coordenação grossa e depois da coordenação fina da criança.
Da leitura temos que ter com objetivo a estimulação da habilidade de prestarem atenção aos sons,palavras ,frases e ao mesmo tempo com a habilidade da escrita, iniciando com  exercícios simples para depois assimilarem a forma da escrita dos   grafemas  e associando-os ao sons das palavras.
A consciência fonêmica só faz sentido se a criança já souber distinguir com segurança uma letra da outra. É importante ressaltar que qualquer estratégia proposta ,ao ser aplicada precisa ser contextualizada à realidade de cada turma e monitorada pelo professor  

O APRENDIZADO DA LEITURA E ESCRITA

As condições requeridas para a aquisição dessas habilidades seriam as seguintes:
-um nível de inteligência analítica  adequado: a criança pode isolar as formas e diferenciar os grafemas (letras)dos fonemas (sons);
-um domínio suficiente da linguagem falada;
-uma boa lateralidade e uma boa organização do espaço e do tempo. A criança deve reconhecer as noções de esquerda/direita /acima/abaixo,em cima/debaixo ,pois elas são imprescindíveis nessa aprendizagem;
-acuidade visual e auditiva normais;
-uma boa psicomotricidade que lhe permita integrar o que vê  com os movimentos das mãos
   Uma das” técnicas”educativas mais eficazes consiste em explicar à criança para que serve o que ela está aprendendo.A letra deve ter um sentido para a criança,um significado adaptado as suas necessidades,algo que possa ser útil a ela.




ELEMENTOS QUE AUXILIAM A ALFABETIZAÇÃO

Quando se fala em aprendizagem hoje ,não podemos  trabalhar sem o lúdico ,ele é o facilitador  do ato de aprender, como de lidar com as emoções .Ela age tanto na parte psicológica ,intelectual e moral.

Para Piaget(1973) as atividades lúdicas tornaram-se significativas à medida que a criança  se desenvolve,com manipulação de materiais variados ,com exercícios que partindo de brincadeiras transformam conteúdos maçantes em atividades interessantes,revelando certas facilidades através da aplicação do lúdico,e, se há interesse no que está sendo apresentado faz com que a disciplina automaticamente aconteça.

Como trabalhar com o conteúdo programático de forma lúdica?

Em todos os anos  os itens abordados na alfabetização e fixação do que foi aprendido são:ditados ,exercícios de ortografia ,gramática,textos e redação.

1-alfabetização-independentemente do método escolhido,deverá ser trabalhado de um forma bem lúdica,com situações que façam parte do seu dia a dia,com os alunos sendo os atores nesta aprendizagem e dentro de uma sequência, partindo de palavras formadas com sílabas simples e acrescentando aos poucos sílabas complexas,formando palavras ,frases e finamente pequenos textos (exemplos em anexo ).  
                                                              
2-ortografia - o trabalho com a fixação  das dificuldades ortográficas deve fazer parte constante do plano de aula,e seguir uma direção de acordo com a classe a ser trabalhada ,e com a criança na qual  se nota maiores dificuldades.Este trabalho após a alfabetização é o qual o professor tem que se dedicar com muita ênfase.Todas as aulas devem conter exercícios dos mais variados enfatizando a fixação,mas sempre de maneira prazerosa e com um espaço de tempo curto a fim de que a criança assimile e não se canse.A infinidade de exercícios que temos nas mãos nos dá a certeza que estamos trabalhando para o fim proposto. É importante que o professor tenha em mente que ao trabalhar com a ortografia ele pode e deve já ir trabalhando a gramática e ao mesmo tempo também a redação e textos.

3-gramática- desde o início da alfabetização ela deve ser apresentada de forma lúdica e aos pouco fazendo parte  do dia a dia do professor Muitos autores olham a gramática superficialmente,com poucos exercícios ,mas ela vai ser muito útil  quando se trabalha com produção de textos.

4-Entendimento de texto : este momento da alfabetização deve ser tratado de forma bem consciente pelo professor, que deve seguir três passos importantes: a- antes de dar o texto para o aluno ler deverá fazer um trabalho lúdico de averiguação sobre o assunto a ser tratado:b- trabalhar com as palavras desconhecidas  que irão aparecer no texto  oralmente e com o dicionário;c-leitura silenciosa por parte da criança e depois em voz alta já trabalhando a oralidade (pontuação);d- responder as questões referentes ao texto com o acompanhamento de perto,sempre insistindo no uso correto da pontuação e com respostas completas, não aceitando apenas um sim ou não,este já é um trabalho que antecede a produção de textos.




Produção de texto 

 Articuladas com os momentos que priorizam o ensino da leitura(oral e silenciosa ),as situações didáticas de produção de texto devem fazer parte da rotina escolar desde os anos iniciais,mesmo que a criança ainda não escreva convencionalmente.
Além de partir das dificuldades e dos conhecimentos explicitados pela criança,é preciso eleger com a classe de primeiro e segundo anos   quais gêneros serão priorizados oferecendo a elas oportunidades de experimentar a escrita em variadas situações comunicativas. O ideal é começar com formações de frases onde é possível ampliá-las ou modificá-las,e em seguida ,trabalhar com  atividades de reescrita de histórias conhecidas,pois pode se concentrar a linguagem que será empregada no texto,uma vez que não tem que se preocupar com a elaboração do texto..Também é muito interessante trabalhar em grupo ou o professor ser o escriba.

Antes de iniciar a atividade de produção de texto planejar lições extras em que o aluno possa familiar se com determinados aspectos da ortografia, ou da pontuação.

Reprodução de um texto

1-seleção de um conto,ou uma fábula já conhecida da criança e releia explicando que ela deverá reproduzí-la  por escrito.

2-conversar sobre o texto em questão,e pedir que contem oralmente antes  de iniciar a escrita.

3-pedir para que escrevam sua redação não esquecendo o que foi combinado.

4-avaliação :levar em conta em primeiro lugar o conteúdo da produção ,em seguida a ortografia e a pontuação

5—reavaliação-escrever mudando o final ,os personagens etc.....




Atividades Permanentes

Atividades que se reiteram de forma sistemática e programada para todo um ano escolar oferece à criança a oportunidade de interagir todos os componentes necessários para que ela não só assimile como torna capaz de transformá-la num escritor competente e determinado.

Orientações Gerais
       
        Um dos problemas mais evidenciados pelos professores de todas as áreas do conhecimento está relacionado às dificuldades de escrita e leitura dos alunos .Em geral os professores afirmam que os alunos não interpretam adequadamente as questões propostas,apresentam dificuldades de argumentar seus pontos  de vista e não conseguem resolver situações problema .

      Sobre essa questão é importante considerar algumas orientações gerais sobre o básico a ser ensinado para que os alunos possam produzir e interpretar textos, orais ou escritos, tanto para as necessidades do dia a dia : escrever um recado, ler as instruções de um eletrodoméstico, como para ter acesso aos bens culturais e à participação plena no mundo letrado.


Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) - Língua Portuguesa (1998) falar e escutar, além de ler e escrever, são ações que permitem produzir e compreender textos. Nesse sentido, ler e escrever são atividades que se complementam. Os bons leitores têm grandes oportunidades de escrever bem. Quem lê mais tem um vocabulário mais rico e compreende melhor determinados tipos de textos.

Ainda de acordo com os PCN -Língua Portuguesa (1998, p. 4-6) ao término do quinto ano do ensino fundamental, espera-se que os alunos:

* Façam a correspondência dos segmentos falados com os escritos.

*Aprendam a escrever um texto separando as palavras.

* Dividam o texto escrito em frases usando maiúsculas no início de frases e alguns sinais de pontuação.

* Usem o dicionário.

* Substituam o uso excessivo de “e”, “aí”, “daí” ou “então” por“assim”, “mas” etc.

*Formem critérios para selecionar leituras e desenvolver padrões  de gosto pessoal.

* Acentuem palavras utilizando as regras relacionadas à tonicidade.

* explorem diferentes modalidades de leituras. Ex.: ler para se divertir, estudar, revisar etc.

* Desenvolvam estratégias de escrita, como planejar o texto,redigir rascunhos, relê-los e refazer se necessário.

* Utilizem os recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação  e pelo uso de conectivos adequados, manter o tempo  verbal.

* Empreguem regências verbais e as concordâncias verbal e nominal.

* Façam resumos.

* Ouçam com atenção e respondam perguntas sem fugir do assunto.


Conceitos:

Alfabetização -  processo  específico  e   indispensável   de apropriação do sistema de escrita, a conquista dos princípios alfabético e  ortográfico  que possibilita  ao aluno ler e escrever com autonomia.

Letramento – processo de inserção e participação na cultura escrita. Trata-se de um processo que tem início quando a criança começa a conviver com as diferentes manifestações da escrita na sociedade e se prolonga por toda a vida, com a crescente possibilidade de participação nas práticas sociais que envolvem a língua escrita.

Alfabetização    e  letramento  são processos  diferentes, cada  um  com suas especificidades, mas    complementares   e   inseparáveis  ambos indispensáveis.
Esses dois processos  são  complementares  , e  não  alternativos. Não se trata  de  escolher  entre  alfabetizar  ou  letrar ; trata-se de   alfabetizar letrando.



Bibliografias

Brasil Ministério da Ed. e Cultura de Parâmetros Curriculares Nacional, Língua Portuguesa MEC (SEF, 1998)

Tiermo, Bernabé. A Psicologia da Criança e seu desenvolvimento de 0 a 8 anos.

Neves, Iara C.B ET. AL. (Org). Ler e Escrever: compromisso de todas as áreas Porto Alegre, Ed. Da Universidade de UFRGS 2000, página 192 : 204.

Lema Délia – Ler e Escrever na Escola: O Real o Possível e Necessário – Ed. Artmed .

-Língua Portuguesa, escola educacional nº  41 Conhecimentos Práticos, textos:
-A produção de textos nas escolas, Bruno Lopes
-Ler ainda é o melhor remédio, Cláudia Cunha
-Língua Portuguesa, ano 8 nº 91/2013
- Improviso como criar textos e discursos em situações imprevistas, Carmen Guerrino
-Nova Escola nº 262, maio 2013
-Quando o objetivo é ler e apreciar poesias, Wellington Soares


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