quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

MEU NATAL NA DÉCADA DOS ANOS 80


De repente me vejo cercada pelos meus três filhos com a tradicional pergunta:

_ Mamãe, o que o Papai Noel  vai nos trazer ,você sabe? com seus olhinhos brilhando de curiosidade.

Como na minha infância, procurava manter o verdadeiro significado desta data.É certo que estávamos  em outra época,a cidade cresceu,a televisão já fazia parte de nossas vidas,e como meio de comunicação valorizava-se  mais a parte comercial do Natal  tanto com suas propagandas recheadas de brinquedos e o senhor Peru,agora  o rei das comemorações natalinas,do que  o nascimento de Jesus.

Era uma briga séria , mas procurava ,transformá-la a meu favor,pois  em vez de e irmos   às lojas, observávamos suas opiniões sobre determinados presentes.
Para mantermos viva a importância do sentido religioso, começamos a fazer nossos próprios cartões de Natal ,e desta forma ao confeccioná-los,seus desenhos eram voltados ao nascimento de Jesus.

A ideia foi tão gratificante para eles que no mesmo ano começaram a vendê-los para nossos amigos e parentes e com o dinheiro arrecadado,começaram a comprar pequenas lembrancinhas para dar aos seus tios,aprendendo com isso que não devemos apenas receber ,que o importante era também retribuir,e com o seu próprio dinheirinho.Desta forma estava se mantendo o significado da data.
Na semana que precedia o Natal, nós quatro íamos para a cozinha para prepararmos nossa roscas de frutas cristalizadas ( feitas pelo vovô) que juntos com os cartões eram um verdadeiro sucesso.

Mas nada disso ,fazia com que eles esquecessem :

O que vamos ganhar do Papai Noel ?

Estávamos no dia 24 ,fomos ceiar na casa dos pais do meu marido e  voltamos o mais cedo possível ,pois eles queriam esperar o papai Noel em casa .
Tudo era muito bem planejado,meu marido se vestia de  papai Noel e assim que percebíamos que estavam num sono profundo,lá vinha ele com o seu famoso Ho! Ho! Ho! .

As crianças na penumbra meio que acordadas ficavam felizes com sua visita e lógico com os presentes. Mas ,eis que a minha filha  de sete anos,fez o seguinte comentário que nos deixou sem saída:

__ Mamãe ,por que o papai Noel quando vem à nossa casa ,sobe pela escada e nós não vemos o trenó? Desta nos saímos bem ,mas a seguinte foi derradeira,”era meu pai “ , pois as meias eram iguais as dele .

Como sair desta ,quando olhamos para as carinhas dos outros dois com olhar de decepção ?

Meu marido então explicou ,que não era ele,e que quem veio ,era mesmo o papai Noel, e que entrava nas casas  das crianças de meia para não fazer barulho .
Não vou dizer que a convencemos , mas os dois menores  ficaram felizes com a resposta.
No ano seguinte,com a morte de meu sogro repentinamente, ficamos  muito tristes .

A vida continuou e de novo estávamos às  vésperas do Natal. Mantivemos as mesmas ações de que as crianças gostavam tanto ,mas resolvemos passar este Natal em um hotel para não sentirmos tanto a  falta de quem nos deixou e  que adorava este período de festa natalina.


Já no hotel, após a Ceia , fomos dar uma volta  no jardim próximo dali, onde havia muita alegria com a banda entoando músicas natalinas,as crianças brincando,tudo muito bonito,quando o meu caçula se virou e pediu para voltarmos para o hotel,pois queria dormir logo , preocupado com a possibilidade do Papai Noel não achar o seu quarto e ir embora sem deixar seu presente.

Como  no jardim tudo era festa,minha filha mais velha não querendo retornar ainda para nossos quartos, virou-se para o irmãozinho e falou:

__Bobagem,você não sabe que quem compra nossos presentes é o papai , e que Papai Noel não existe?


Ele chorou muito,questionando as palavras de sua irmã.Nós pasmos ,não sabíamos o que responder.

Voltamos para o hotel,todos muitos tristes,pois nem sua irmã esperava esta  reação.
Sua avó conversou muito com ele com aquele jeitinho que só uma avó tem e ele adormeceu mais calmo.

No dia seguinte  os presentes estavam embaixo de suas camas e ele ao ver que era aquilo mesmo que queria voltou a sorrir.

Para nós a visita do Papai Noel encerrou-se naquele Natal,mas o Sentimento principal que faz parte desta comemoração: o Amor de Cristo por todos nós continua aceso em nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário