Podem ser caracterizadas como transitórias ou permanentes e ocorrer a qualquer momento no processo de ensino-aprendizagem e correspondem a déficits funcionais superiores tais como : cognição,linguagem,raciocínio lógico, percepção, atenção e afetividade.
A leitura e a escrita são as formas
de linguagem mais avaliadas pelo ensino fundamental. Elas são a base para a
avaliação escolar. Ambas implicam um duplo sistema simbólico, pois permitem
transcrever um equivalente visual em um equivalente auditivo,ou o contrário.
LEITURA
A leitura é considerada um sistema
simbólico, alicerçado na linguagem falada ,que por sua vez depende da linguagem interior. A relação entre a palavra
escrita e o sistema simbólico de significação é um operação cognitiva que
envolve processos específicos como a codificação, decodificação, percepção,memória
entre outros. Para a pessoa decodificar e atribuir significado ao que está
escrito é preciso ativar sua estrutura representativa, atribuir significado ao
código de modo a reconhecer a palavra impressa, atribuir a essa palavra o
significado correspondente e compreender a mensagem .Também é preciso coordenar as informações de modo a conseguir
interpretar a mensagem dentro de um contexto,pois a compreensão da leitura
implica o reconhecimento das estruturas gramaticais,a consideração da ordem das
palavras, o papel funcional das palavras,o reconhecimento e o uso dos sinais de
pontuação . Neste contexto, a
compreensão da leitura tem haver com a capacidade de fazer inferências, recorrendo
a elementos mencionados ao próprio texto.
As dificuldades de leitura implicam
normalmente uma falha no reconhecimento, ou a compreensão do material escrito. O
reconhecimento é o mais básico dos processos, já que o reconhecimento de uma
palavra é prévio a sua compreensão. Também há que se considerar que uma
decodificação pobre leva a uma decodificação pobre, entretanto ,uma boa decodificação
não é a garantia de compreensão.As dificuldades de compreensão, nãoestão, normalmente,no âmbito das palavras,e sim,no âmbito de orações e da
integração da informação as orações.
TÉCNICA
CLOZE
É um instrumento diagnóstico para
analisar a compreensão da leitura, consistindo na retirada sistemática de cada
enésima palavra da mensagem para observar a compreensão do leitor (instrumento
publicado por Taylor em 1953).
Consiste na aplicação de um texto com
doze orações sendo que a primeira e a última deverão estar completas, enquanto
nas restantes deverão ser suprimidas a quinta palavra, colocando no
lugar uma lacuna de espaço constante.
O leitor deverá ler o texto todo ,para em seguida completá-lo devolvendo sentido ao texto .
O leitor deverá ler o texto todo ,para em seguida completá-lo devolvendo sentido ao texto .
A análise da compreensão de leitura é
dividida em:
a)compreensão geral da leitura
( de um a dois pontos )
b) somatória das omissões.(um ponto para cada
omissão)
Tabulação:
a- até dois erros : sem indício de
dificuldade de leitura
b- de três a quatro : dificuldade
média de leitura
c- de cinco em diante : dificuldade
de leitura
ESCRITA
A escrita é um processo complexo, que
envolve habilidades diferentes da leitura,mas que implica ,na construção da
mesma estrutura,a representação cognitiva
O modo mais comum em se analisar a
escrita é pelo ditado ,o sujeito deverá ter construído a noção de letra,de número,de
vogal ,de consoante,de palavra e de frase.
Escrever supõe tomada de decisões a
cerca do que vai ser escrito , como será escrito ,que letras devem ser
empregadas.
AS dificuldades de aprendizagem em
escrita podem as manifestar por confusão ,inversão ,transposição e substituição
de leras,erros na conversão símbolo--som,ordem de sílabas alteradas,lentidão na
percepção visual,entre outros.Essas dificuldades podem se manifestar em áreas
distintas como ao soletrar ou escrever uma palavra ditada.
Para ler e escrever é necessário que
o sujeito possua a capacidade de realizar correspondências entre fonemas e
grafemas. E a consciência sintática
requer a capacidade de operar mentalmente sobre os mecanismos responsáveis pela
representação das palavras,e dessas no seu contexto.Por sua vez,a consciência
fonológica requer a capacidade de manipular
subunidades da linguagem falada,ou seja,fonemas e palavras.
ADAPE
(Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem
da Escrita )
Foi elaborado a partir das
dificuldades mais comuns na escrita das crianças ,obtida pelo ditado de
palavras com algum tipo de dificuldade linguística.Assim elaborou-se um texto
com 114 palavras onde 60 apresentam alguma dificuldade em encontro consonantal,dígrafo,sílaba
composta e sílaba complexa,e 54 ,não. Cada palavra é considerada uma unidade de
medida .Por meio desta prova avaliam-se encontros consonantais,dígrafos,sílabas
complexas ,uso correto do parágrafo e uso correto da letra maiúscula .
Esse ditado poderá ser utilizado nos
segundos anos no final do segundo semestre e também nos terceiros anos no Inal
do primeiro semestre , mas com critérios
diferentes como mostra a tabulação abaixo .
Tabulação:
Para alunos do segundo ano ,no
segundo semestre
a- até 20 erros :sem indícios de
dificuldade de aprendizagem.
b- até 49 erros : dificuldade leve de
aprendizagem .
c- até 79 erros : dificuldade média
de aprendizagem.
d- a partir de 80 : erros-dificuldade
de aprendizagem acentuada
Para alunos do terceiro ano ,no final
do primeiro semestre
a- até 10 erros : sem indícios de dificuldades
de aprendizagem
b- até 19 erros : dificuldade leve de aprendizagem.
c- até 49 erros : dificuldade média de aprendizagem.
d- a partir de 50 erros : dificuldades
de aprendizagem acentuada
OBSERVAÇÃO
Esta avaliação tem como objetivo
maior fazer com que após seu resultado, possamos tentar sanar as dificuldades
de escrita ,pois quantos mais elas forem automatizadas ,mais difícil será sua
correção.
Outro aspecto é que a dificuldade de
aprendizagem na escrita está relacionada à compreensão da leitura e à idade
independente do ano escolar.
Trabalhando com a técnica Cloze e a
Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem em Escrita (ADAPE) poderemos
descartar muitas vezes de diagnosticar o aluno antecipadamente de um problema
maior ,do que simplesmente uma deficiência no processo da alfabetização
posterior ao ano escolar em que se encontra.
Após o resultado obtido, a
intervenção tem que ser adequada às necessidades do aluno. É necessário
fazer um trabalho de reabilitação no
qual a modalidade a ser trabalhada deverá ser corretiva e compensatória,tendo o aluno como centro da
atenção .
As estratégias de intervenção deverão
estimular as potencialidades do aluno, utilizando as vias de acesso individual
para a aprendizagem ,analisando os
níveis de ajuda.O professor tem que
estar consciente de seu papel como mediador desta aprendizagem.
Fontes
Capellini,S.A.&
Ciasca,S.M.(2000).Avaliação da consciência fonológica em crianças com distúrbio específico de leitura e escrita
e distúrbio de aprendizagem.
Brandão,M.L.(1992) O processo de
leitura:algumas considerações teórico-práticas.Tecnologia Educacional,21.3-7
Fernández Cabezas.Cristina de La Caridad.
El diagnóstico psicopedagógico em La prática educativa.In; CELAEE/UECE.
Antologia Desviaciones Del aprendizaje.Fortaleza.2000
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