sexta-feira, 21 de março de 2014

DIFICULDADES DE APRENIZAGEM EM ESCRITA E COMPREENSÃO EM LEITURA

Não existe uma definição comum sobre o que vem a ser uma dificuldade de aprendizagem, como e porque ela se manifesta. As dificuldades de aprendizagem formam um grupo heterogêneo e é difícil defini-las, mas uma das manifestações mais evidentes de aprendizagem é o baixo rendimento escolar,o que não necessariamente indica que a criança tenha dificuldades de aprendizagem.
Podem ser caracterizadas como transitórias ou permanentes e ocorrer a qualquer momento no processo de ensino-aprendizagem e correspondem a déficits funcionais superiores tais como : cognição,linguagem,raciocínio lógico, percepção, atenção e afetividade.
 
A leitura e a escrita são as formas de linguagem mais avaliadas pelo ensino fundamental. Elas são a base para a avaliação escolar. Ambas implicam um duplo sistema simbólico, pois permitem transcrever um equivalente visual em um equivalente auditivo,ou o contrário.

LEITURA

A leitura é considerada um sistema simbólico, alicerçado na linguagem falada ,que por sua vez depende da  linguagem interior. A relação entre a palavra escrita e o sistema simbólico de significação é um operação cognitiva que envolve processos específicos como a codificação, decodificação, percepção,memória entre outros. Para a pessoa decodificar e atribuir significado ao que está escrito é preciso ativar sua estrutura representativa, atribuir significado ao código de modo a reconhecer a palavra impressa, atribuir a essa palavra o significado correspondente e compreender a mensagem .Também é preciso   coordenar as informações de modo a conseguir interpretar a mensagem dentro de um contexto,pois a compreensão da leitura implica o reconhecimento das estruturas gramaticais,a consideração da ordem das palavras, o papel funcional das palavras,o reconhecimento e o uso dos sinais de pontuação .  Neste contexto, a compreensão da leitura tem haver com a capacidade de fazer inferências, recorrendo a elementos mencionados ao próprio texto.
As dificuldades de leitura implicam normalmente uma falha no reconhecimento, ou a compreensão do material escrito. O reconhecimento é o mais básico dos processos, já que o reconhecimento de uma palavra é prévio a sua compreensão. Também há que se considerar que uma decodificação pobre leva a uma decodificação pobre, entretanto ,uma boa  decodificação  não é a garantia de compreensão.As dificuldades de compreensão, nãoestão, normalmente,no âmbito das palavras,e sim,no âmbito de orações e da integração da informação as orações.

TÉCNICA CLOZE

É um instrumento diagnóstico para analisar a compreensão da leitura, consistindo na retirada sistemática de cada enésima palavra da mensagem para observar a compreensão do leitor (instrumento publicado por Taylor em 1953).  Consiste na aplicação de um texto com doze orações sendo que a primeira e a última deverão estar completas,  enquanto  nas restantes deverão ser suprimidas a quinta palavra, colocando no lugar uma lacuna de espaço constante.

O leitor deverá ler o texto todo ,para em seguida  completá-lo devolvendo sentido ao texto .
A análise da compreensão de leitura é dividida em:
a)compreensão geral da leitura  ( de um a dois pontos )
b) somatória das omissões.(um ponto para cada omissão)

Tabulação:
a- até dois erros : sem indício de dificuldade de leitura
b- de três a quatro : dificuldade média de leitura
c- de cinco em diante : dificuldade de leitura

ESCRITA

 
A escrita é um processo complexo, que envolve habilidades diferentes da leitura,mas que implica ,na construção da mesma estrutura,a representação cognitiva
O modo mais comum em se analisar a escrita é pelo ditado ,o sujeito deverá ter construído a noção de letra,de número,de vogal ,de consoante,de palavra e de frase.
Escrever supõe tomada de decisões a cerca do que vai ser escrito , como será escrito ,que letras devem ser empregadas.
AS dificuldades de aprendizagem em escrita podem as manifestar por confusão ,inversão ,transposição e substituição de leras,erros na conversão símbolo--som,ordem de sílabas alteradas,lentidão na percepção visual,entre outros.Essas dificuldades podem se manifestar em áreas distintas como ao soletrar ou escrever uma palavra ditada.
Para ler e escrever é necessário que o sujeito possua a capacidade de realizar correspondências entre fonemas e grafemas. E a  consciência sintática requer a capacidade de operar mentalmente sobre os mecanismos responsáveis pela representação das palavras,e dessas no seu contexto.Por sua vez,a consciência fonológica requer a capacidade de manipular  subunidades da linguagem falada,ou seja,fonemas e palavras.

ADAPE (Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem  da Escrita )

Foi elaborado a partir das dificuldades mais comuns na escrita das crianças ,obtida pelo ditado de palavras com algum tipo de dificuldade linguística.Assim elaborou-se um texto com 114 palavras onde 60 apresentam alguma dificuldade em encontro consonantal,dígrafo,sílaba composta e sílaba complexa,e 54 ,não. Cada palavra é considerada uma unidade de medida .Por meio desta prova avaliam-se encontros consonantais,dígrafos,sílabas complexas ,uso correto do parágrafo e uso correto da letra maiúscula .
Esse ditado poderá ser utilizado nos segundos anos no final do segundo semestre e também nos terceiros anos no Inal do primeiro semestre , mas com  critérios diferentes como mostra a tabulação abaixo .
Tabulação:

Para alunos do segundo ano ,no segundo semestre
a- até 20 erros :sem indícios de dificuldade de aprendizagem.
b- até 49 erros : dificuldade leve de aprendizagem .
c- até 79 erros : dificuldade média de aprendizagem.
d- a partir de 80 : erros-dificuldade de aprendizagem acentuada
Para alunos do terceiro ano ,no final do primeiro semestre
a- até 10 erros : sem indícios de dificuldades de aprendizagem
b- até 19 erros  : dificuldade leve de aprendizagem.
c- até 49 erros  : dificuldade média de aprendizagem.
d- a partir de 50 erros : dificuldades de aprendizagem acentuada

OBSERVAÇÃO

Esta avaliação tem como objetivo maior fazer com que após seu resultado, possamos tentar sanar as dificuldades de escrita ,pois quantos mais elas forem automatizadas ,mais difícil será sua correção.
Outro aspecto é que a dificuldade de aprendizagem na escrita está relacionada à compreensão da leitura e à idade independente do ano escolar.
Trabalhando com a técnica Cloze e a Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem em Escrita (ADAPE) poderemos descartar muitas vezes de diagnosticar o aluno antecipadamente de um problema maior ,do que simplesmente uma deficiência no processo da alfabetização posterior ao ano escolar em que se encontra.
Após o resultado obtido, a intervenção tem que ser adequada às necessidades do aluno. É necessário fazer  um trabalho de reabilitação no qual a modalidade a ser trabalhada deverá ser  corretiva e  compensatória,tendo o aluno como centro da atenção .
As estratégias de intervenção deverão estimular as potencialidades do aluno, utilizando as vias de acesso individual para a aprendizagem ,analisando  os níveis  de ajuda.O professor tem que estar consciente de seu papel como mediador desta aprendizagem.

Fontes
Capellini,S.A.& Ciasca,S.M.(2000).Avaliação da consciência fonológica em crianças  com distúrbio específico de leitura e escrita e distúrbio de aprendizagem.
Brandão,M.L.(1992) O processo de leitura:algumas considerações teórico-práticas.Tecnologia Educacional,21.3-7
Fernández Cabezas.Cristina de La Caridad. El diagnóstico psicopedagógico em La prática educativa.In; CELAEE/UECE. Antologia Desviaciones Del aprendizaje.Fortaleza.2000

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