quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Organização mental e espacial e seu relacionamento para um bom êxito na vida escola

A criança antes de fazer parte do meio escolar, pertence a uma família e é aí que ela começa a desenvolver sua organização mental e espacial. Desde cedo devemos mostrar a ela que vivemos dentro de uma rotina, que norteará toda a nossa vida. Por volta dos dois anos a criança já está apta a começar a ser induzida na organização mental e espacial sempre com atitudes lúdicas, como por exemplo:

1 - Cartazes em seu próprio quarto, com a figura de um relógio onde marca as horas com desenhos escolhidos por ela que indicam a hora do banho, de dormir etc..


2 - Organizar junto com ela suas gavetas com suas roupinhas, sua estante de livros, local  onde deverão ficar
seus brinquedos, sempre com ilustrações para que ela assimile seus lugares. 


3- Mantenha sempre um acompanhamento carinhoso destas ações para que ela perceba desde cedo o que é ter responsabilidade.


4- No final do dia tenha sempre uma conversa sobre seu comportamento com relação às regras pré-estabelecidas, em tom carinhoso e de companheirismo.


Essas atitudes significam que ela desde cedo já está desenvolvendo uma organização mental e espacial ao exercer suas obrigações e é em casa que elas iniciam e repercutem em seguida em espaços sociais e culturais mais amplos, como, por exemplo, na escola onde irá encontrar novos aprendizados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário